O rei Abdullah II da Jordânia pediu hoje ao vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, uma ajuda para a retomada do processo de paz no Médio Oriente, no último dia da viagem do «número dois» da Casa Branca à região.
«Nós sabemos que existem muitos desafios no que se refere ao processo de paz israelo-palestiniano», disse o monarca na estância balnear de Aqaba, sobre o Mar Vermelho, pedindo a ajuda de Cheney para retirar o processo da paralisia.
Abdullah II ofereceu um almoço em homenagem a Cheney, que chegou no domingo a Aqaba, proveniente do Cairo, onde se reuniu com o presidente Hosni Mubarak.
Domingo, os Estados Unidos e o Irão anunciaram a disposição de realizar conversações sobre o Iraque.
Após ser recebido pelo monarca jordano, o vice-presidente norte-americano deixou a Jordânia com destino a Washington, depois de uma viagem pelo Médio Oriente destinada a mobilizar o apoio dos aliados dos Estados Unidos em favor de uma estabilização do Iraque, com a tentativa de obter o apoio da minoria sunita deste país ao processo político em curso.
Outra meta da viagem era obter o apoio dos países visitados, de maioria sunita, contra o peso crescente na região do Irão xiita, que o governo dos Estados Unidos acusa de tentar produzir armas nucleares sob a fachada de um programa civil.
Além da Jordânia, a viagem de seis dias levou Cheney ao Iraque, Egipto, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
14-05-2007 14:12:51 Diário Digital
Thursday, May 17, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

No comments:
Post a Comment